Zona de desconforto

Posted: Março 27, 2012 in Cérebro - Pensamentos, Coração - Sentimentos, Olhos - Videoclips, Ouvidos - Memórias

A tolerância é algo que, com o hábito e a rotina, se instala permitindo-nos resistir a algo que ao principio acreditamos ser muito insuportável,mas que com o tempo nos habituamos a suportar. A grande desvantagem da tolerância é que se adequa e possibilita o aumento da dose gradual sem que tenhamos consciência real do ponto a que chegamos. Portanto, o que de inicio poderia parecer bastante terrível pode, com o tempo, tornar-se na nossa zona de conforto.

Assim acontece muitas vezes e em relação a muitas coisas, demais até. Esta versatilidade, nem sempre funciona a nosso favor, ás vezes actua mais como nosso carrasco. Cria uma carapaça que torna tudo indolor e afastado do real, que nos impede de sentir e sofrer verdadeiramente. Pode até ser útil em determinados momentos para resistir ao choque inicial que certas situações provocam em nós, mas rapidamente temos que nos ver livres dessa protecção extra para poder viver o que temos que viver e seguir em frente.

Desabafo assim, por sentir estar sob o efeito dessa couraça que me protege e ao mesmo tempo me impede de sentir. Se gritar e chorar talvez destrua a capa protectora e talvez me aproxime do meus sentimentos.

Uma vez, quando era um jovem de apenas 16 anos, lembro-me de que ajudar o meu pai a cortar relva funcionou como protecção para um choque que queria evitar sentir. Agora, muitos anos depois já descobri mais formas de o fazer, ao mesmo tempo que a minha tolerância aos choques se tornou mais resistente. Pelo menos até ao momento em que o dique desabar.

 

Deixe uma Resposta

